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Assinado contrato para o anteprojeto de pavimentação da Rodovia da Maçã, na RMC

Agora, o próximo passo é a emissão da ordem de serviço para o início dos estudos, levantamento e trabalho de campo que compõem o documento
Foto: DER
Agora, o próximo passo é a emissão da ordem de serviço para o início dos estudos, levantamento e trabalho de campo que compõem o documento

Redação com AEN

28/04/23
às
15:31

- Atualizado há 2 anos

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A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) assinou contrato para elaboração do anteprojeto de pavimentação das rodovias estaduais PR-510 e PR-512, entre Balsa Nova e o distrito de Mariental, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Agora, o próximo passo é a emissão da ordem de serviço para o início dos estudos, levantamento e trabalho de campo que compõem o documento.

Ainda não pavimentadas, as rodovias estaduais PR-510 e PR-512 formam um importante elo de ligação para as comunidades locais entre os municípios de Balsa Nova e Lapa. No total, são 18,09 quilômetros somando os dois segmentos. O trecho foi denominado como Rodovia da Maçã, devido ao grande fluxo de escoamento da produção desta fruta. Além de beneficiar os produtores da região, a pavimentação das rodovias facilitará a ligação com Campo Largo, também na RMC, com acesso ao Hospital do Rocio, referência nos atendimentos de alta complexidade.

dias. Os primeiros três meses de atividades serão dedicados, principalmente, para contagem de tráfego, levantamentos e estudos topográficos, hidrológicos, geológicos e geotécnicos. Na sequência, serão elaborados os projetos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, ambiental e de sinalização. Por fim, os estudos ainda vão entregar orçamentos, projetos gráficos e de viabilidade do empreendimento.

A empresa Autobahn Engenharia de Infraestrutura Rodoviária e Geotécnicas S/S foi declarada vencedora da licitação ao apresentar a melhor proposta, no valor de R$ 376,99 mil, além de ter sua documentação habilitada. Durante elaboração do anteprojeto, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) fará todo o acompanhamento, com relatórios e reuniões para discutir soluções técnicas.

IMPORTÂNCIA – Os estudos são importantes para que o projeto de pavimentação seja executado da forma mais segura e com maior custo-benefício para administração pública. Uma vez concluídos, poderão ser utilizados como base para uma licitação na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra. A modalidade está sendo empregada na execução da Ponte de Guaratuba, do novo lote de whitetopping da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, e nos novos viadutos de Sarandi.

CONSERVAÇÃO – Enquanto os estudos de pavimentação estão sendo elaborados, o Governo do Paraná vai realizar a conservação da Rodovia da Maçã através de patrolamento, cascalhamento, melhorias no sistema de drenagem, instalação de bueiros, compactação de leito. O Estado está investindo R$ 10,7 milhões nestes serviços, que ainda incluem a manutenção de outras estradas rurais, como a PR-090, em Bateias; a PR-510, de Contenda até Balsa Nova, e a PR-511, entre Contenda e Quitandinha.

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