PUBLICIDADE
Curitiba /
DE OLHO NA ALEP

Assembleia recebe primeiro mutirão da Defensoria Pública para atender demandas na área de Saúde

O atendimento na próxima quinta-feira (26) será voltado para casos como pedidos de medicamentos, insumos, consultas e procedimentos em geral, entre outros
O atendimento inédito sobre o tema ocorrerá na próxima quinta-feira (26), das 9h às 15 horas, no Plenarinho na Casa de Leis.Créditos:Valdir Amaral/Alep
O atendimento na próxima quinta-feira (26) será voltado para casos como pedidos de medicamentos, insumos, consultas e procedimentos em geral, entre outros

Redação com Alep

20/09/24
às
10:35

- Atualizado há 3 meses

Compartilhe:

A necessidade de medicamentos, de um leito hospitalar, consultas médicas, procedimentos em geral e outras demandas da população serão analisadas no primeiro mutirão de orientação jurídica realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, pela Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), voltado a questões de saúde. O atendimento inédito sobre o tema ocorrerá na próxima quinta-feira (26), das 9h às 15 horas, no Plenarinho na Casa de Leis. O serviço, totalmente gratuito e aberto às cidades vizinhas, será oferecido por ordem de chegada. Não é necessário realizar pré-cadastro.

O mutirão vai atender uma demanda muito frequente detectada no posto da Defensoria da Assembleia. “Chegam diariamente muitos casos aqui relacionados a questões de saúde e o objetivo é orientar a população a respeito de todas as dúvidas que tenham em relação aos serviços públicos de saúde. Quando necessário, as equipes poderão fazer agendamento de retorno para dar continuidade ao atendimento.”, explicou o defensor público Rafael de Matos Souto, coordenador do posto da defensoria localizado no Legislativo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Ele reforça que a atuação será exclusivamente extrajudicial, não englobando, portanto, casos com demandas já ajuizadas ou de quem já obteve a negativa administrativa das respectivas Secretarias de Saúde.

Nos casos de procedimentos médicos, a Defensoria ressalta que o serviço é voltado para o atendimento de demandas eletivas, ou seja, sem caráter de urgência ou emergência. O mutirão contará também com a presença de profissionais do serviço de saúde do município. A equipe realizará orientação sobre os fluxos administrativos de atendimento para solicitações de procedimentos médicos e outros pedidos.

Este é o segundo de uma série de mutirões realizados na Assembleia neste semestre e o primeiro na área de saúde. Desde a instalação do posto no Legislativo em 2022, diversos mutirões foram realizados focando, principalmente, em questões relacionadas ao Direito de Família, como divórcios, dissolução de união estável, pensão e regime de guarda de filhos.

Nesta edição, o serviço será oferecido pela equipe do Posto de Atendimento da Defensoria Pública na Assembleia, em parceria com o Núcleo de Defesa da Saúde Pública e Privada (NUESP) e o Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON).

O critério de atendimento da Defensoria Pública é socioeconômico, para quem possua renda familiar de até três salários mínimos. Para agilizar, é importante ter em mãos documentação como RG e CPF, laudo médico fundamentado, encaminhamento para consulta, receituário médico atualizado.

Na ação, também será disponibilizado o serviço de tradução simultânea do português para a Libras (Língua Brasileira de Sinais), e vice-versa.

Mutirão na área de saúde na Assembleia Legislativa do Paraná

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico

Data: 26/09/2024

Horário: 09h às 15h

Documentos necessários:

Documento de identificação pessoal (RG ou CPF);

Comprovante de renda (CTPS, últimos três extratos bancários, carteira do CADÚnico, entre outros);

Comprovante de endereço atualizado

TÁ SABENDO?

DE OLHO NA ALEP

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias