PUBLICIDADE
Paraná /
DE OLHO NA ALEP

Assembleia realiza audiência sobre alíquota zero para o IPVA de motocicletas de baixa cilindrada no Paraná

Proposição do deputado Tito Barichello (União Brasil) tem por objetivo debater a Resolução nº15 do Senado Federal
Créditos:José Paulo Lacerda/CNI
Proposição do deputado Tito Barichello (União Brasil) tem por objetivo debater a Resolução nº15 do Senado Federal

Redação com Alep

02/09/24
às
17:41

- Atualizado há 4 meses

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima quarta-feira (4), às 18 horas, no Plenarinho da Casa, audiência pública para debater a Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de motocicletas de baixa cilindrada. A proposição do debate é do deputado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública.

No ano de 2022 o Senado Federal promulgou uma Resolução de nº 15 que zera a alíquota mínima do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 170 cilindradas. A medida entrou em vigor no mês de janeiro de 2023, e deixa a critério dos estados decidirem sobre a aplicação ou não da isenção do IPVA para as motos que se enquadram nessa categoria.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Isso ocorre porque a Resolução promulgada não é impositiva, ou seja, não há obrigatoriedade de zerar as alíquotas, pois o IPVA é um imposto de âmbito estadual. Dessa forma, o Senado Federal não pode obrigar os entes da federação a conceder isenção do IPVA para motos de até 170 cc. O texto da resolução apenas autoriza que os Estados e o Distrito Federal fixem alíquota zero para motos”, explica o deputado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública.

No evento, serão discutidos os mecanismos para estabelecer alíquota zero no estado do Paraná. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), “as motos de até 170 cilindradas representam 80% das vendas do setor no Brasil e muitos proprietários utilizam esses veículos para desempenhar atividades profissionais. Além do IPVA Zero, a audiência pública pretende debater a Faixa Azul para motos que é uma sinalização indicativa de área exclusiva para motocicletas em avenidas movimentadas para orientar o fluxo de tráfego de motos em geral, a redução do IPVA para motos de outras cilindradas e a criação da Rua das Motos na Rua João Negrão no centro da capital paranaense.

Para a audiência pública foram convidados o presidente do Motoclube Abutres do Paraná, Denis Marciano; o presidente do Moto Clube Ceifeiros da Meia Noite, Gilvan dos Anjos Rocha; o diretor da Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança do Estado do Paraná (CESCONSEG); o diretor de Marketing da Rede de Supermercados Góes e representante municipal para o evento; representantes do motociclismo Cristão de Curitiba e Região; o coordenador da Câmara Setorial de Supermercados da Associação Comercial do Paraná (ACP), Paulo Alziro da Cruz; o presidente da Federação Paranaense de Clubes de Motocicleta, David Ahmad Argenton; o fundador e presidente do Rolê de Quinta e o proprietário da loja Road Moto Shop, Silvio Laerte Carvalho.

Serviço:

Audiência Pública: “Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de veículos de duas rodas de baixa cilindrada”

Data: 04/09/2024

Horário: 18 horas

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

TÁ SABENDO?

DE OLHO NA ALEP

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias