PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Arilson Chiorato é reeleito presidente estadual do PT no Paraná após disputa acirrada com Zeca Dirceu

Deputado estadual venceu o segundo turno com 8.687 votos e seguirá à frente do partido no estado até 2029, reforçando a ala combativa e de base do PT paranaense.
O deputado Arilson Chiorato (PT) - Foto: Divulgação
Deputado estadual venceu o segundo turno com 8.687 votos e seguirá à frente do partido no estado até 2029, reforçando a ala combativa e de base do PT paranaense.

Angelo Binder

28/07/25
às
16:50

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

O deputado estadual Arilson Chiorato foi reeleito, na tarde desta segunda-feira (28), presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná. A vitória foi confirmada após um segundo turno disputado com o deputado federal Zeca Dirceu, em um processo eleitoral que mobilizou milhares de filiados em todo o estado.

“Essa vitória é de cada um de vocês! Vamos continuar construindo um PT unido, forte, democrático, que combate a extrema direita e defende o projeto do presidente Lula, rumo à sua reeleição em 2026”, afirmou Chiorato nas redes sociais logo após o anúncio do resultado.

A definição dos finalistas ocorreu após a apuração de 94% dos votos válidos em 275 municípios paranaenses. Zeca Dirceu terminou o primeiro turno na frente, com 7.616 votos, enquanto Chiorato ficou logo atrás com 7.190 votos, garantindo vaga no segundo turno. Na etapa final, Arilson virou o jogo e venceu com 8.687 votos, consolidando sua permanência à frente do partido no estado.

Em Curitiba, cerca de 1.300 filiados participaram da votação, que elegeu ainda os presidentes dos 10 zonais da capital.

Disputa entre correntes e caminhos distintos

A reeleição de Chiorato representa a força de uma ala mais combativa do PT, próxima de movimentos sociais e das bases sindicais. Natural de Apucarana, ele já liderava o partido no Paraná e aposta no engajamento militante como pilar de crescimento da legenda.

A continuidade de Arilson Chiorato à frente do PT paranaense ocorre em um momento estratégico para a sigla, que agora se prepara para as eleições municipais de 2024 e busca consolidar seu espaço para o projeto nacional de 2026. O novo diretório estadual será responsável por essa articulação no estado, tradicionalmente mais conservador, onde o PT tenta ampliar sua presença e influência.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias