
- Atualizado há 7 horas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL) e Paraná Parcerias, em conjunto com a Secretaria do Esporte, lançou nesta semana uma consulta pública e a sondagem de mercado voltada ao Projeto Arena Olímpica. As iniciativas vão colher contribuições para o aperfeiçoamento da licitação para a construção de um complexo esportivo envolvendo esportes aquáticos, atletismo, ginástica, entre outros em alto rendimento.
Em relação à consulta, interessados poderão enviar suas contribuições até as 17h do dia 28 de novembro. O regulamento, documentos e demais informações estão disponíveis na página do projeto no site do Programa de Parcerias do Paraná (PAR).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A consulta permite que a população tenha um papel ativo na participação da política pública, através de sugestões e críticas construtivas antes que as decisões sejam finalizadas e implementadas, garantindo os princípios da legalidade, moralidade, eficiência pública, transparência e motivação.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a consulta pública da Arena Olímpica vai ajudar o Poder Público. “É por meio deste instrumento que podemos dar atenção ao que a população demanda”, disse.
“A implantação de um complexo desses posiciona o Estado como referência nacional no desenvolvimento de atletas de alto rendimento nas modalidades esportivas, além de proporcionar melhor qualidade de vida através do esporte e do turismo”, complementou Ulisses Maia.
“Esse complexo esportivo é um sonho antigo de toda a comunidade esportiva paranaense, principalmente de Curitiba, tendo em vista que perdíamos muitos eventos esportivos por não termos uma arena multiuso adequada para público acima de 6 mil pessoas. Esse é mais um sonho que está se realizando graças à vontade política e o amor que o governador Ratinho Júnior tem pelo esporte paranaense”, acrescentou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.

Assim como em outros projetos do Programa de Parcerias do Paraná, está prevista para a Arena Olímpica uma sondagem de mercado em cima dos estudos, em que serão realizadas rodadas de diálogos com interessados na busca de alternativas de investimentos e na potencialização da iniciativa. Essa consulta ao mercado ocorrerá mediante agendamento prévio, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, de forma virtual, em plataforma com acesso gratuito aos participantes.
A licitação será na modalidade concorrência. Será selecionada a proposta econômica mais vantajosa. O Projeto Arena Olímpica será em formato de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade concessão administrativa, que inclui construção, expansão, operação, manutenção e exploração econômica. Após os 30 anos de concessão, os bens serão reversíveis ao Estado.
PROJETO – O projeto abarca dois complexos esportivos para desenvolvimento de esportes aquáticos, atletismo, ginástica, entre outros. Ele se amolda ao atual Plano de Governo, que prevê o fortalecimento do esporte com destaque ao desenvolvimento de ações inovadoras, por meio de políticas públicas que promovam a inclusão social, o incentivo a projetos voltados para a formação esportiva e o apoio à execução de projetos esportivos com vocação regional.
“A ideia é reter e atrair para o Paraná novos talentos, com um ambiente propício e adequado para o desenvolvimento dos atletas, tornando o Estado um centro de referência em treinamento de alta performance esportiva”, analisou o chefe da Unidade Gestora do Paraná Parceria, Luiz Moraes Junior.
Além do desenvolvimento do esporte de alto rendimento, a Arena Olímpica está prevista para ter estrutura apta a receber grandes eventos nacionais e internacionais de diversas modalidades, o que contribui também para o fortalecimento do turismo esportivo no Paraná.

ESTRUTURA – No projeto, há a previsão da implantação de um complexo aquático voltado à modalidade esportiva de natação, que atenda aos parâmetros para recebimento de competições em nível nacional e internacional, em imóvel localizado no São Lourenço, no município de Curitiba.
Também é previsto um complexo multiesportivo voltado para competições de ginástica, luta e voleibol, entre outros, em imóvel localizado no Capão da Imbuia, onde funciona a Secretaria dos Esportes. O projeto contempla ainda a modernização das instalações da Secretaria, para ofertar serviços com mais qualidade e eficiência à comunidade esportiva.
*Com informações da AEN