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Área de escape da BR-376 completa cinco anos de operação com mais de 550 vidas salvas

Dispositivo implantado no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR já registrou 272 entradas de veículos
(Foto: Divulgação)
Dispositivo implantado no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR já registrou 272 entradas de veículos

Redação com Arteris

21/11/24
às
18:25

- Atualizado há 1 mês

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A área de escape implantada pela Arteris Litoral Sul no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR, completou cinco anos de operação no último dia 16 de novembro. Desde a implantação, foram registradas 272 entradas de veículos no local, com 554 vidas salvas.

“O nosso objetivo aqui na Arteris, acima de tudo, é a preservação da vida. E a área de escape é um importante instrumento para evitar acidentes e mortes em nossas rodovias. Somente na BR-376, no Paraná, são duas áreas de escape que juntas já salvaram mais de mil vidas. Se considerarmos a área de escape da Régis Bittencourt, esses dispositivos de segurança já salvaram 1.246 vidas desde a implantação”, destacou o diretor superintendente da Arteris Regional Sul, Cesar Sass.

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A área de escape foi construída na margem esquerda da pista Sul (sentido Santa Catarina) no km 667,3 da BR-376, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos. A estrutura tem faixa de aproximação de 500 metros para entrada, com sinalização horizontal indicativa quadriculada, caixa de cinasita com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, e duas faixas laterais pavimentadas para operação e transbordo dos veículos.

A estrutura possui duas pontes rolantes sob trilhos com capacidade para a movimentação de até 70 toneladas. Com esses equipamentos, é possível remover os veículos que utilizarem a área de escape de forma mais ágil, otimizando a operação e a liberação do espaço.

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Área de escape

As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias – principalmente em trechos como declives, como serras. Essa tecnologia é utilizada nas rodovias Arteris desde 2011 – quando a primeira Área de Escape foi construída. Atualmente, são três áreas de escape em operação, que juntas já registraram 731 entradas com 1246 vidas salvas.

Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias – com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo (veículos pesados, caminhões, carretas, ônibus) conforme a sinalização indicativa até a área de escape – uma caixa de concreto com profundidade variável – aproximadamente 1 metro – preenchida com argila expandida (cinasita) – similar a utilizada na jardinagem. A caixa é projetada para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança.

As áreas de escape funcionam como um recurso extra de segurança. Em trechos de Serra, principalmente, se faz necessária a condição adequada de manutenção do veículo. Além disso, a direção defensiva também é essencial, respeitando os limites de velocidade, as normas de trânsito, e a pilotagem segura com uso do freio motor.

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