A pouco menos de um ano para as eleições municipais, vereadores da Câmara de São José dos Pinhais já desenham possibilidades de candidaturas na cidade. Diante de um atuação de embate à atual gestão, alguns vereadores articulam atravessar a rua e assumir uma das cidades que mais arrecadam no Estado do Paraná.

PUBLICIDADE

A recente movimentação traz a figura do presidente da Câmara, o vereador Allax Siqueira (PTB), recebido pelo ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em Brasília, na tarde desta terça-feira (21). A foto de Allax e Bolsonaro tem circulado aos quatro cantos da cidade como uma possibilidade para que o Partido Liberal (PL) lance uma candidatura majoritária em São José dos Pinhais. Junto deles, o deputado estadual Ricardo Arruda (PL), e os deputados federais Vermelho (PL) e Filipe Barros (PL), esse último conhecido como 01 de Bolsonaro no Paraná.

Na cidade de São José dos Pinhais, Bolsonaro mostrou sua força e preferência na última disputa presidencial. Ele garantiu nas urnas 111.043 mil votos, o que representou 66,22% dos válidos. Somado a isso, o partido do ex-presidente elegeu 28 prefeitos no Estado do Paraná, praticamente dobrando o número de chefes do Executivo, antes com 16.

As articulações têm aumentado na cidade, já que São José dos Pinhais atingiu 200 mil eleitores e tudo indica que terá, pela primeira vez, 2º turno nas eleições municipais. De acordo com dados atualizados no final de julho, São José dos Pinhais está com 214.718 títulos de eleitor.

PUBLICIDADE

Sendo assim, a atual gestão da prefeita Nina Singer (Cidadania), que tem como eixo a atuação do deputado estadual Thiago Bührer (União), terá de alcançar a maioria absoluta dos votos: 50% dos válidos + 1. Na última eleição, Nina foi eleita com 30,51% dos votos válidos. Um desafio e tanto para a atual prefeita que enfrenta grandes desgastes com a instalação de radares pela cidade e o aumento das críticas da população em relação à saúde no município.

Vereadores

A atuação mais fiscalizadora da Câmara tem despontado outros perfis de possíveis vereadores pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Pinhais.

O atual vice-presidente Samuel Pinheiro (Republicanos) vem acumulando articulações e tem boa entrada entre os religiosos (por ser pastor), empreendedores e comerciantes, e bastante ativo com o setor turístico da cidade.

Ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal Luizão ao lado do vereador Samuel Pinheiro. Foto: Divulgação

O grande trunfo de Samuel Pinheiro pode ser a relação dele com o ex-prefeito de Pinhais e ex-deputado federal Luizão Goulart, que tem no currículo a marca histórica de 94% de aprovação e o melhor prefeito do Brasil.

PUBLICIDADE

Antes de assumir o Solidariedade no Paraná, Luizão e Samuel Pinheiro atuavam no mesmo partido, com trocas de apoio e fortalecimento na cidade de São José dos Pinhais. Até ano passado, a proximidade de ambos rendeu à cidade mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares vindos do Congresso Nacional, que resultaram em reformas no hospital, equipamentos para as unidades de saúde, ambulância, entre outros. A boa gestão pública seria o grande mote de ambos em uma possível candidatura de Pinheiro ao Executivo de São José dos Pinhais.

Deputado estadual Denian Couto (Podemos) junto do vereador Delegado Michel. Foto: Divulgação

Outro vereador que tem se mostrado apto a estar nessa disputa pela prefeitura é o Delegado Michel (PSD), com o perfil mais visado das últimas eleições: grande defensor de pautas que abrangem a segurança pública. O vereador Delegado Michel tem sido atuante na fiscalização pelas instalações das câmeras de segurança na cidade, reforço de vigilância nas escolas e na melhoria dos agentes públicos responsáveis pela área. Além disso, faz duras críticas quanto ao uso ineficiente do dinheiro público na cidade de São José dos Pinhais.

O vereador Delegado Michel foi o mais votado nas últimas eleições e vem namorando com o Podemos do deputado estadual Denian Couto e do presidente da Câmara de Curitiba, Marcelo Fachinello.