- Atualizado há 2 dias
Após a rescisão do contrato com as empresas responsáveis pelas obras do Lote 1 do Novo Inter 2, um dos trechos com maior congestionamento, na Rua Major Heitor Guimarães, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, teve o trânsito liberado na manhã desta segunda-feira (26). Com isso, quem passava pelo trecho não enfrentava lentidão.
No local, apenas uma faixa estava liberada entre a Rua Monsenhor Ivo Zanlorensi com a Alameda Princesa Izabel devido às obras. Com a rescisão do contrato, a Prefeitura de Curitiba aplicou massa asfáltica no trecho em obra, fez pinturas das faixas e liberou o local. As equipes da Secretaria de Obras trabalhavam, na manhã de hoje, na reestruturação das galerias pluviais.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Neste domingo (25), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), afirmou que o rompimento foi motivado pelo desempenho abaixo do esperado e sucessivas notificações sem resposta por parte das empresas.
Segundo Pimentel, as intervenções previstas no Lote 1 estavam praticamente paradas, comprometendo o avanço do projeto de mobilidade urbana.
“Eu anunciei na sexta-feira (23) a rescisão do lote 1, porque estava muito aquém do que é a qualidade que Curitiba exige. As obras estavam quase paradas, então determinei a rescisão, e em até 4 meses nós vamos decidir porque é um contrato com o BID, um contrato internacional, faremos nova licitação e entrará em obras”, disse o prefeito.
O Lote 1 compreende aproximadamente 16 quilômetros de obras em bairros como Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria. Desde o início dos trabalhos, em junho de 2024, a prefeitura emitiu 66 notificações ao consórcio responsável, envolvendo questões como prazos, segurança, acessibilidade, qualidade técnica e paralisação de frentes de serviço.
De acordo com a gestão municipal, o cronograma previa 26,7% de execução até o momento, mas apenas 12,7% foram concluídos. Mesmo com a rescisão, Pimentel garantiu que as demais frentes de obras do Novo Inter 2 seguem normalmente.
“Enquanto isso, hoje mesmo eu passei por algum trecho de lotes, lá na Monsenhor Ivo Zanlorenzi. As nossas equipes da prefeitura vão continuar trabalhando para que o fluxo do trânsito permaneça com todas as pistas abertas”, destacou.
“Ser prefeito é tomar decisões todos os dias, e essa é uma decisão importante, porque não dava mais da forma que estava. Em breve as obras retomam somente no Lote 1. Os outros lotes continuam normalmente”, completou Pimentel.
Considerado um dos maiores projetos de mobilidade urbana da capital nos últimos anos, o Novo Inter 2 conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O plano prevê a modernização de corredores de ônibus, reforma de estações-tubo, melhorias de pavimentação, acessibilidade e intervenções viárias em diversos bairros de Curitiba.
A expectativa da prefeitura é de que um novo processo licitatório seja concluído em até quatro meses para que as obras do Lote 1 possam ser retomadas com novo consórcio.