- Atualizado há 4 meses
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Após reportagem do Portal Nosso Dia em parceria com o Grupo BR 277, o deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, percorreu a rodovia constatou a deterioração do asfalto, com placas se desprendendo da via, especialmente entre os kms 50 e 55.
O trajeto foi feito pelo deputado nesta quarta-feira (17), conforme a denúncia feita pelo Nosso Dia. Após isso, ele cobrou urgência da concessionária de pedágio responsável pelo trecho.
O trecho sob concessão tem 81 km e faz parte do lote 2, com a cobrança de tarifa iniciada em março deste ano. A manutenção adequada deste trecho é vital para a segurança dos usuários e a eficiência logística da região para o escoamento da produção pelo Porto de Paranaguá.
Em contato com o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, o parlamentar recebeu o retorno do pedido de urgência. “A concessionária garantiu que, no prazo de 60 dias, de maneira urgente, o trecho estará totalmente recuperado. Eles vão inclusive adiantar parte das obras para recapeamento”, explicou o coordenador da Frente Parlamentar.
Sitação caótica
Acostumado a pegar a BR-277 todos os dias da semana para fazer entregas entre o Litoral do Paraná e Curitiba, o caminhoneiro Félix Borile, de 47 anos, esperava que com o retorno da concessão do pedágio as condições de manutenção do asfalto e assistência técnica melhorassem na rodovia. Porém, na visão dele, não é isso o que está acontecendo. Em um vídeo que viralizou, após ser publicado no Grupo BR 277, o condutor recebeu apoio de outros usuários, que também questionaram a EPR Litoral Pioneiro, concessionária que assumiu o trecho, sobre os serviços que vem sendo prestados.
Em entrevista ao Portal Nosso Dia, nesta terça-feira (16), Félix afirmou que está na hora de fazer cobranças a nova concessionária. “Alguém tem que olhar para isso, porque está tudo muito quieto. A rodovia estás cheia de buracos e a manutenção não tem sido eficiente. Os buracos são tapados e já retornam. Eu chego a sentir saudades da Ecovia. Estou gastando até mais com o pedágio e o serviço está precário, seja na manutenção ou até na retirada de caminhões acidentados que chegam a ficar vários dias na estrada”, explicou.
No vídeo que fez e foi divulgado pelo Grupo BR277, Felix mostra a rodovia cheia de buracos entre os km 49 e 54, na pista sentido Curitiba, em Morretes. “Você vê essa condição da rodovia e percebe que tem alguma coisa errada. Alguém tem que fiscalizar e alguma providência precisa ser tomada quanto a essa nova concessionária. Será que só vieram para arrecadar? Eles fazem o conserto e em uma semana já volta o problema de novo, parece que é tudo mal feito”, questionou.