
- Atualizado há 11 segundos
O acesso dos moradores na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) à BR-277 foi reaberto na manhã desta sexta-feira (24), após a repercussão de uma reportagem publicada pelo Portal Nosso Dia, em parceria com o Grupo BR 277. O trecho, localizado no km 107 da pista sentido Parque Barigui, na localidade de Riviera, havia sido fechado definitivamente pela Prefeitura de Curitiba após notificação da concessionária Via Araucária, que considerou o acesso irregular por não atender às normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na quinta-feira (23), moradores e funcionários de empresas da região realizaram uma manifestação pedindo a reabertura do acesso, usado há mais de 50 anos e considerado essencial para a mobilidade local. Segundo a comunidade, cerca de 450 famílias foram diretamente afetadas pelo bloqueio.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Silvia Lipka, moradora do bairro há 51 anos e uma das organizadoras do protesto, afirmou ontem que a mobilização foi um ato de revolta diante da falta de alternativas. “Queremos uma solução. A gente está pedindo nosso direito de sair. Aqui é o último acesso que temos à 277”, disse.
Ela também destacou a preocupação com emergências médicas. “Se nós tivermos um doente dentro de casa, nós não temos saída. Temos que ir lá na Volvo e esperar 40, 50 minutos para atravessar o sinaleiro e só depois acessar a 277”, relatou.

Outra moradora, Teresinha Belli, contou que o fechamento foi feito sem aviso prévio. “Tiraram nosso direito de ir e vir. Não avisaram nada, não colocaram uma placa. Só ontem fecharam e impediram o trânsito”, relatou.
Após a mobilização e a repercussão da reportagem, a Prefeitura de Curitiba anunciou a reabertura temporária do trecho e informou que busca, em conjunto com a Via Araucária, uma solução definitiva para o caso.
“A Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Via Araucária, busca uma solução que garanta, ao mesmo tempo, a segurança na rodovia e o atendimento às necessidades de mobilidade dos moradores”, informou a nota oficial divulgada nesta sexta-feira.
O Portal Nosso Dia entrou em contato com a Via Araucária para saber se haverá um novo posicionamento da concessionária e aguarda um retorno.