- Atualizado há 20 segundos
Depois de um fim de semana de tempo instável e temperaturas baixas, o Paraná deve voltar a registrar chuvas mais significativas a partir de quinta-feira (16). Segundo o Simepar, o domingo de Dia das Crianças (12) foi marcado por altos volumes de precipitação devido à passagem de uma frente fria associada a um ciclone formado na altura do Uruguai.
Os maiores acumulados foram registrados em Cruzeiro do Iguaçu (154,4 mm), Quedas do Iguaçu (106,4 mm), Altônia (102,4 mm), Mangueirinha (100,6 mm) e Guarapuava (97,2 mm). Também choveu forte em Cascavel (97 mm), Nova Tebas (94,2 mm), Francisco Beltrão (91,8 mm), Capanema (85,4 mm) e Candói (81,4 mm).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante a madrugada desta segunda-feira (13), as pancadas de chuva ainda atingiram o Norte e o Noroeste do Estado, com volumes acima de 10 mm em cidades como Loanda, Cianorte, Mandaguari, Paranavaí e Umuarama.
Além da chuva, o domingo foi marcado por ventos fortes em diversas regiões. As maiores rajadas ocorreram em Planalto (88,2 km/h), Dois Vizinhos (68,8 km/h), Santa Maria do Oeste (67,3 km/h), Clevelândia (64,4 km/h), Loanda (63 km/h) e Cascavel (62,3 km/h). Nesta segunda, a intensidade diminuiu, e apenas Maringá registrou ventos acima de 50 km/h, com pico de 52,2 km/h durante a madrugada.
De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, o sistema frontal já se afasta em direção a São Paulo e dá lugar a uma massa de ar frio e seco. “Com o afastamento da frente fria, essa massa entra pelo Sudoeste e até o final do dia alcança todas as regiões. Ao fim da noite, são esperadas mínimas invertidas, especialmente no Centro-Sul, com temperaturas próximas dos 10°C”, explicou.
O tempo deve permanecer estável até quarta-feira (15), com possibilidade apenas de chuvas isoladas. Na terça (14), o amanhecer será gelado, com termômetros abaixo dos 10°C em grande parte do Estado, mas as temperaturas sobem rapidamente à tarde, podendo chegar aos 30°C no Oeste e Norte. À noite, a umidade oceânica aumenta e pode provocar garoa entre o Litoral e os Campos Gerais.
Na quarta (15), a tendência é de sol entre nuvens e temperaturas mais altas, especialmente nas regiões Oeste e Norte, onde os termômetros novamente devem superar os 30°C. Há chance de garoa ocasional entre o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba.
A partir de quinta-feira (16), o avanço de uma nova frente fria e a formação de um cavado atmosférico entre os países vizinhos trarão novamente instabilidades ao Estado. As chuvas devem se concentrar primeiro nas faixas Oeste e Sul, com risco de temporais isolados.
Na sexta (17) e sábado (18), as instabilidades se espalham por todo o Paraná, elevando o potencial para tempestades. O Simepar e a Defesa Civil devem emitir alertas conforme as condições evoluam ao longo da semana.
Recorde de frio
Curitiba também sentiu os efeitos do frio recorde da última semana. A capital passou mais de 78 horas com temperaturas abaixo de 15°C, algo incomum para o mês de outubro. A máxima chegou a apenas 11,9°C na quarta (8), uma das menores já registradas para o mês desde 1997. Após dias nublados e chuvosos, o sol voltou a aparecer nesta segunda-feira (13), marcando o início de uma breve trégua antes do retorno das chuvas no fim da semana.