

- Atualizado há 21 segundos
Após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) anunciou que será pré-candidata ao Senado Federal pelo Paraná nas eleições de 2026. A confirmação foi feita após uma conversa que também contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, e do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva.
Em publicação nas redes sociais, Gleisi destacou o alinhamento com o projeto político liderado por Lula e confirmou o novo passo na sua trajetória eleitoral. Segundo ela, o objetivo é fortalecer, no Paraná, a atuação do governo federal e ampliar a presença do PT no estado.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Com Lula, pelo Paraná e pelo Brasil. Em conversa com o presidente Lula, com o Ênio Verri e o Edinho Silva, reafirmei o meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal”, afirmou.
Trajetória política
Natural de Curitiba, Gleisi Hoffmann iniciou sua trajetória política em cargos técnicos e administrativos, com passagem pela Secretaria de Gestão Pública do Paraná. Em 2011, ganhou projeção nacional ao assumir a Casa Civil da Presidência da República durante o governo Dilma Rousseff.
Em 2014, foi eleita senadora pelo Paraná, mandato em que atuou em pautas econômicas, sociais e na defesa de empresas públicas. Após o período no Senado, voltou à Câmara dos Deputados, sendo eleita deputada federal em 2018 e reeleita em 2022.
Entre 2017 e 2025, presidiu nacionalmente o Partido dos Trabalhadores, conduzindo o partido em um dos períodos mais delicados de sua história, marcado pelo impeachment de Dilma, pela prisão e posterior reabilitação política de Lula e pela reorganização da legenda até a vitória presidencial de 2022.