PUBLICIDADE
Previsão do tempo /
DIA A DIA

Apesar da chuva no início do mês, julho deve ser seco e com temperatura na média no Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês deve ter chuvas abaixo da média e abaixo do que foi registrado em 2024
Apesar da chuva no início do mês, julho deve ser seco e com temperatura na média no Paraná Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês deve ter chuvas abaixo da média e abaixo do que foi registrado em 2024

Redação com AEN

01/07/25
às
15:24

- Atualizado há 5 horas

Compartilhe:

A primeira semana de julho começou gelada e chuvosa, mas não representa o que a previsão do tempo aponta para o resto do mês. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o mês deve ter chuvas abaixo da média e abaixo do que foi registrado em 2024, e as temperaturas devem ficar dentro da média histórica.

O volume de chuvas no mês de julho costuma seguir um declínio do Sul do Estado até o Norte. Em julho historicamente chove mais no extremo Sul: entre 175 mm e 200 mm em cidades ao redor de Rio Negro, Palmas e Pato Branco, e fora do Sul esse volume também é histórico nas proximidades de Cândido de Abreu.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Os acumulados históricos de chuva em julho são de 125 mm a 150 mm no Centro Sul do Estado, e no sul da Região Metropolitana de Curitiba. Já no Litoral e ao redor de municípios como Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, o acumulado de chuva em julho historicamente é de 100 mm a 125 mm. Na Capital e em uma faixa que passa por Ponta Grossa, Telêmaco Borba até Santa Helena, o acumulado de chuvas em julho cai para um valor 100 mm a 75 mm.

    Os menores acumulados de chuva em julho historicamente são no Norte: em cidades acima de Londrina, de Maringá e de Umuarama, a chuva fica entre 50 mm e 75 mm no mês. Na divisa com São Paulo, as cidades em julho têm acumulados de chuva historicamente abaixo de 50 mm.

    Para julho de 2025, é previsto um acumulado de chuvas de 30 mm a 60 mm em toda a metade Norte do Estado e na Região Metropolitana de Curitiba. No Oeste e no Litoral, passando por uma pequena área dos Campos Gerais, a previsão é de chuvas entre 60 mm e 90 mm. Já no Sudoeste e Sul, a chuva pode chegar a um valor entre 90 mm a 120 mm. 

    “Julho é um dos meses mais secos do ano historicamente e em 2025 não será diferente. O tempo começa a secar nos próximos dias e o mês deve terminar com chuvas abaixo da média histórica e abaixo do volume de chuvas que foi registrado em 2024”, afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. 

    Com relação às temperaturas, o Noroeste costuma ter temperaturas médias em julho entre 18°C e 20°C. Umuarama é uma exceção: a média ao redor da cidade fica entre 16°C e 18°C, assim como em toda a região Norte, na região de Foz do Iguaçu e no Litoral do Estado. Nos outros municípios do Oeste e em uma faixa que passa por Francisco Beltrão, Cândido de Abreu, Curiúva e chega a ao leste da Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas ficam entre 14°C e 16°C.

    O frio mais intenso historicamente no mês é na metade Sul do Estado: em Telêmaco Borba, na Capital e nos Campos Gerais, a temperatura fica entre 12°C e 14°. Próximo a Palmas e General Carneiro, fica abaixo de 12°C.

    “Para julho de 2025 a temperatura deve ficar dentro da média histórica em todo o Estado. Na metade Sul do Paraná as temperaturas ficarão semelhantes em julho de 2025 ao mesmo mês do ano passado, e a metade Norte, que teve um aquecimento maior em 2024, ficará neste ano com as temperaturas mais baixas do que no ano passado”, diz Kneib.

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias