PUBLICIDADE
Brasil /
DIA A DIA

Apagão de energia na RMC: o que aponta a análise sobre falha que causou problema em todo o País

O problema causou o desligamento em várias linhas de transmissão e provocou a desconexão da região
(Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros)
O problema causou o desligamento em várias linhas de transmissão e provocou a desconexão da região

Estadão Conteúdo

20/10/25
às
7:17

- Atualizado há 11 segundos

Compartilhe:

O apagão que atingiu a Região Sul do Brasil na madrugada da terça-feira, 14, foi causado por falhas de proteção da Subestação Bateias, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

O problema causou o desligamento em várias linhas de transmissão e provocou a desconexão da região, apontam analises preliminares debatidas em reunião entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

sistema de segurança deveria ter isolado a falha provocada pelo incêndio na linha de transmissão de 500 kV Ibiúna-Bateias C2, mas acabou levando ao desligamento incorreto de outros circuitos.

A falha provocou a desconexão da Região Sul do País ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que exportava aproximadamente 5 mil megawatts (MW). Isso fez com que o subsistema ficasse com excesso de energia, enquanto houve falta em outras regiões.

De acordo com o ONS, o equilíbrio foi restabelecido com o corte automático de carga em outras regiões e o desligamento de geradoras no Sul. A normalização começou por volta de 0h35 e terminou às 2h15.

O ONS fará nova reunião em 28 de outubro para apresentar o relatório final da ocorrência.

Apagão

Segundo o ONS, todos os Estados enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica. Os mais afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

A recomposição das cargas se deu de maneira controlada. E, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30, de acordo com a pasta.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias