- Atualizado há 59 segundos
A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (25) a campanha Outubro Rosa 2026, que neste ano tem como tema “Cuidado Integral à Saúde da Mulher – Prevenção é o Caminho”. O prefeito Eduardo Pimentel destacou a ampliação do acesso à mamografia e reforçou a importância de proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Gestão mais uma vez se prepara para o mês dedicado ao Outubro Rosa. Mostrar à população o que fazer para fortalecer. O que fazemos agora é um compilado de todas as ações, palestras e exames de mamografia a partir de 40 anos. Para antecipar qualquer problema”, afirmou Pimentel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com a mudança anunciada, Curitiba antecipa em dez anos a idade para o rastreamento do câncer de mama, reduzindo de 50 para 40 anos.
“Muitas famílias são chefiadas pelas mulheres e precisamos oferecer proteção, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade. A antecipação da mamografia é um avanço importante na prevenção”, destacou o prefeito.
O lema da campanha em 2026 será “Cuidar de quem cuida”, uma mensagem de valorização às mulheres que, muitas vezes, estão à frente do cuidado com a família.
Ações em todas as unidades de saúde
Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar o Circuito de Cuidados da Saúde da Mulher, presente nas 109 unidades de saúde da capital. A população terá acesso a:
exames preventivos e mamografias de rastreamento,
ultrassonografias,
testes rápidos para detecção de doenças transmissíveis,
vacinas,
planejamento familiar,
orientações de saúde e bem-estar.
A prefeitura também garantiu que mulheres submetidas à mastectomia por câncer terão acesso à reconstrução mamária em hospitais contratualizados e habilitados em oncologia.
Sábados especiais de atendimento
No dia 4 de outubro, 19 unidades de saúde vão abrir das 8h ao meio-dia com serviços voltados exclusivamente para o cuidado feminino, incluindo coleta de preventivo, agendamento de mamografias, saúde bucal, testes rápidos de hepatite B, C e HIV, além da atualização da carteira vacinal.
Nos demais sábados do mês (11, 18 e 25), unidades de cada um dos dez distritos sanitários também terão programação especial, facilitando o acesso em horários alternativos.
Ao encerrar o lançamento, Eduardo Pimentel reforçou o compromisso da gestão “Cuidar de quem cuida é garantir que as mulheres tenham acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Esse é o caminho para salvar vidas e fortalecer famílias”, finalizou Pimentel.