- Atualizado há 2 dias
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma suas atividades na próxima segunda-feira (4), após o recesso parlamentar de julho. A programação da semana está repleta de votações, eventos comemorativos, reuniões de comissões, interiorização e homenagens — com destaque para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia e sessões especiais em Castro e Goioerê, no interior do estado.
Na segunda-feira, o grande expediente da sessão não deliberativa, marcada para as 19h, será dedicado à celebração do Dia do Cônsul. A Alep receberá o cônsul de Bangladesh, Marcelo Grendel, presidente da Sociedade do Corpo Consular, em evento proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Grendel é empresário e professor, com formação e especialização em Comércio Internacional nos Estados Unidos.
Também na segunda, a Assembleia homenageia os 64 anos de emancipação política do município de Quitandinha, em cerimônia proposta pelo deputado Thiago Bührer (União), que reunirá lideranças locais que contribuíram com o desenvolvimento da cidade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia está marcada para terça-feira (5), às 18h, em sessão solene no Plenário. O grupo será coordenado pelo 1º secretário da Casa, deputado Gugu Bueno (PSD), e reúne o apoio de mais de 30 parlamentares.
Durante o evento, serão assinados dois termos de cooperação: um entre a Escola do Legislativo, a OAB Paraná e a Escola Superior da Advocacia, e outro entre a OAB e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Na quarta-feira (6), a Assembleia Itinerante será realizada no município de Castro, durante a programação da Agroleite, evento tradicional do agronegócio paranaense. Já na sexta-feira (8), a caravana legislativa desembarca em Goioerê, no espaço da 37ª ExpoGoio, feira que movimenta a economia do Noroeste do estado. Ambas as ações fazem parte da estratégia da Alep de aproximar o Legislativo da população.
Ainda na quarta-feira, às 10h, uma sessão solene homenageará a 22ª edição da Jornada de Agroecologia, que ocorre entre os dias 6 e 10 de agosto no campus Centro Politécnico da UFPR. A cerimônia foi proposta por diversos deputados e reconhece a articulação de mais de 60 movimentos, coletivos e instituições que organizam o evento — voltado à promoção de alimentos saudáveis e alternativas ao modelo tradicional do agronegócio.
Na quinta (7) e sexta (8), o Plenário sedia o curso “Inteligência Artificial nos Instrumentos de Planejamento de Contratações”, promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (SEAP). O conteúdo é voltado a servidores estaduais e municipais e abordará práticas de governança e gestão na aplicação da IA em processos públicos.
A sessão plenária da semana inclui sete itens na pauta. Em segundo turno, volta à votação o projeto de lei 639/2024, de autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), que trata da prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares, visando melhorar a recuperação de pacientes e reduzir riscos futuros.
Em primeiro turno, será analisado o PL 457/2024, que institui a Campanha sobre a Síndrome de Cornélia de Lange, doença genética rara. Outro destaque é o PL 439/2025, do Executivo, que autoriza a alienação de área pública na Colônia Boa Ventura, no município de Pitanga, para fins de regularização fundiária.
Completam a pauta dois projetos que concedem o título de utilidade pública: um ao Instituto Moradas do Tempo, de Curitiba (PL 288/2025), proposto por Requião Filho (PDT), e outro à Federação Paranaense de Esportes Radicais, de autoria de Alexandre Curi (PSD), também na capital.
A deputada Marli Paulino (SD) propôs o PL 354/2025, que inclui a ExpoGoio no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.