- Atualizado há 3 semanas
A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20), aos 79 anos. Ao longo das sessões plenárias e nas redes sociais, os parlamentares da Casa manifestaram seu pesar,
Margarita Sansone era jornalista e escritora. Poliglota, falava inglês, espanhol, francês, catalão e italiano. Graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy (França) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também era bacharel em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conheceu Rafael Greca na juventude. Casaram-se em 1992. Esteve ao lado do prefeito durante toda sua trajetória política.
O velório da primeira-dama ocorre, nesta quarta-feira (21/8), a partir das 10 horas, no Memorial de Curitiba, seguido de missa, às 15 horas, no mesmo local. Na sequência será realizado o sepultamento no túmulo da família Bernardo Pericás Moya, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
O segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Ney Leprevost (União Brasil), divulgou nas suas redes sociais que “com dor no meu coração curitibano, recebi a notícia do falecimento da 1ª dama da nossa cidade, dona Margarita Sansone. Ao prefeito Rafael Greca, aos familiares e a todos amigos, nosso abraço solidário neste momento de despedida”.
“Curitiba e o Paraná estão mais tristes hoje pelo falecimento da Sra. Margarita Sansone, primeira-dama da capital e esposa do Prefeito Rafael Greca. Enviamos as nossas condolências e orações para que o Espírito Santo console e conforte a família e amigos”, comentou o quarto secretário da Assembleia, deputado Alexandre Amaro (Republicanos).
A deputada Marcia Huçulak destacou trabalho social e pelas mulheres de Margarita Sansone. “Uma mulher altiva, com uma inteligência aguçada e muito assertiva. Uma poliglota, que acima de tudo falava a língua do povo e tinha uma genuína preocupação com as mulheres. Tive o privilégio de conviver com ela, ter seu apoio e orientação nas grandes decisões que tomamos na saúde em especial durante a pandemia. Me incentivou muito. Foi minha verdadeira madrinha em todos os sentidos”.
O deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade) disse que “hoje nos despedimos de Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba e esposa do nosso querido prefeito Rafael Greca. Sua forte religiosidade, a dedicação ao trabalho social e o seu amor por Curitiba ficarão para sempre em nossas memórias e deixarão uma marca profunda e inesquecível em nossa cidade”.
“Lamentamos profundamente a morte de Dona Margarita Sansone, economista, jornalista, professora e primeira-dama de Curitiba, nesta terça-feira, dia 20. Nossos sinceros sentimentos ao prefeito Rafael Greca e toda família. Margarita teve atuação na área social, criando a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), da qual foi presidente, e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, entre outras ações”, afirmou a deputada Ana Julia (PT).
A deputada Cantora Mara Lima registrou “meus profundos sentimentos pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone. Que Deus, em sua infinita misericórdia, console a família e os amigos. No ano passado, ela recebeu o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, honraria conferida anualmente pela Casa de Leis às mulheres indicadas pela Bancada Feminina, que se destaquem em suas atividades e representem a força, garra e determinação feminina”.
“Hoje é um dia de profunda tristeza. Nossa eterna primeira-dama de Curitiba, Dona Margarita Sansone, esposa do meu querido Prefeito Rafael Greca, nos deixou. Uma pessoa de luz, que sempre irradiou bondade e sabedoria por onde passou. Meus mais sinceros sentimentos a toda a família. Que Deus conforte seus corações neste momento tão difícil. Dona Margarita, seu legado de amor e dedicação permanecerá para sempre em nossos corações, afirmou a deputada Cloara Pinheiro (PSD).
O deputado Cobra Repórter declarou que “a primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, de 79 anos, faleceu, nesta terça-feira, na capital paranaense. A esposa do prefeito Rafael Greca tratava um câncer e estava internada no Hospital Marcelino Champagnat desde o início do mês. Meus sentimentos ao prefeito, familiares e amigos.
“Soube agora do falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Mulher incrível, firme e carinhosa, sempre de uma gentileza ímpar comigo. Desejo força ao prefeito Rafael Greca nesse momento tão difícil. O Paraná está de luto”, declarou o deputado Denian Couto (Podemos).
O deputado Evandro Araújo (PSD) publicou nas suas redes sociais. “Quero me solidarizar com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, pelo falecimento de sua esposa, Margarita Sansone, de 79 anos, ocorrido nesta terça-feira (20). A primeira-dama de Curitiba era uma pessoa muito querida por todos que a conheciam, especialmente pelo prefeito, que sempre a mencionava com muito carinho e afeto. Que Deus console nosso amigo Greca, toda a família e amigos, e que a receba em seu lar eterno”.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da nossa querida primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Uma mulher que sempre foi um exemplo de dedicação ao lado do prefeito Rafael Greca. Meus sentimentos à família Greca e a todos os curitibanos que estão profundamente abalados por essa perda. Que Deus conforte o coração de todos nós nesse momento de dor”, afirmou o deputado Gilberto Ribeiro (PL).
O deputado Gugu Bueno (PSD) manifestou-se afirmando que “é um dia triste para a classe política do estado do Paraná. A margarita era uma pessoa reconhecida no seu amor à cidade de Curitiba, uma pessoa sempre sorridente, uma pessoa sempre com uma energia sempre positiva, sempre ao lado do prefeito Rafael Greca e com toda certeza construiu uma história muito bonita na nossa capital e como Curitiba é a capital de todos os paranaenses é lógico que todos os 399 municípios do paraná se somam a essa dor no momento de luto e de respeito pela passagem de Dona Margarita”.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Envio meus sentimentos ao prefeito Rafael Greca e a todos os curitibanos que também estão sofrendo com essa perda”, disse o deputado Paulo Gomes (PP).
O deputado Hussein Bakri (PSD) manifestou-se na sessão plenária. “Quero, em nome de toda bancada que represento manifestar as nossas condolências ao prefeito Rafael Greca e toda a família pelo falecimento de Dona Margarita Sansone. Mulher formidável, capacitada, competente, um ser humano amável. Rogo a Deus que dê forças a quem fica, em especial ao nosso prefeito Rafael Greca”.
“Lamento imensamente o falecimento da querida Margarita Sansone. Uma perda enorme para todos que, como eu, teve o privilégio da sua convivência! Construímos uma longa e alegre relação de amizade, com muito carinho e respeito. Assim, em meio à tristeza, quero celebrar a vida extraordinária que ela teve e o legado de realizações que deixou junto com o sempre amado Rafael Greca. Sua passagem neste mundo fica marcada por inúmeros momentos especiais, pelos sorrisos sinceros e pelo amor incondicional à sua Curitiba, aos amigos e ao Rafael. Desejo que as preciosas memórias da Margarita te confortem e deem a força necessária para enfrentar este momento, meu caro amigo Rafael. Margarita fica nos nossos corações. Sua partida me entristece, mas também significa que agora está com Deus e, a partir de hoje, eles estão por nós”, manifestou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Na sessão plenária, o deputado Luis Corti (PSB) manifestou “solidariedade à família pela perda irreparável de Margarita Sansone, sobretudo ao prefeito Rafael Greca que tinha em Margarita mais do que uma esposa, tinha uma companheira de todos os momentos. Deus a guarde e de forças ao prefeito Rafael, baluarte de luta incansável”.
A deputada Mari Paulino disse que é uma “terça-feira triste! Descansou, aos 79 anos, a notória e admirável primeira-dama de Curitiba, Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Manifesto meus mais sinceros sentimentos ao querido prefeito Rafael Greca, familiares e amigos. Que Deus a receba em sua glória e luz”!
A deputada Mabel Canto (PSDB) ressaltou em plenário que “é inegável o trabalho que Margarita Sansone realizou aqui em Curitiba. Ano passado podemos, em nome da Bancada Feminina, homenageá-la com o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima. Deixo os meus sentimentos ao prefeito e a todos os amigos e familiares”.
“Hoje todos os assuntos ficam menores com o falecimento de Dona Margarita Sansone. Amiga de infância dos meus pais. Companheira, parceira, guia do prefeito Rafael Greca com quem dividiu a sua vida. Meus sentimentos a família. Hoje não é dia de briga, é dia prestar as nossas homenagens”, manifestou0-se me plenário o deputado Requião Filho (PT).
“Hoje é um dia muito triste para a política paranaense e para todo o nosso estado. A primeira dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, sempre foi uma mulher honrada e deixou um legado indiscutível para todos nós. Meus sentimentos ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a todos que amavam a Margarita e ao povo curitibano”, declarou o deputado Tiago Amaral (PSD).
O deputado Tito Barichello (União Brasil) disse “morre a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, esposa do Prefeito Rafael Greca. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento difícil”.
*Com informações da Alep