- Atualizado há 22 horas
O prefeito Rafael Greca lançou, nesta quinta-feira (28/11), o álbum de figurinhas oficial de Curitiba. São 400 figurinhas com imagens que retratam a história e a identidade de Curitiba em uma linguagem visual divertida e educativa. A iniciativa inédita foi apresentada pelo prefeito durante o seminário que celebra os 50 anos do BRT, no Parque Barigui.
Uma loja-tubo da #CuritibaSuaLinda foi montada junto ao Salão de Atos no parque para iniciar as vendas. Criado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), o álbum começa a ser vendido a partir de hoje em todas as lojas #CuritibaSuaLinda, e nos próximos dias em bancas de revistas e também em alguns pontos de comércio, como supermercados e livrarias. A ideia é credenciar 150 pontos de venda.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Estamos lançando este álbum Curitiba em figurinhas que vai reeditar a saga de toda a piazada curitibana das balas Zequinha. É a marca do final dessa minha gestão de amor a Curitiba e o artista Simon Taylor que é um intérprete da alma curitibana e sucede ao grande Poty Lazzarotto, é talento indicado para fazer esse álbum, que com certeza vai ser a coqueluche, do Natal e do próximo verão. Este lançamento acontece no dia em que os nossos ônibus expressos e mais tarde BRTs, comemoram 50 anos de circulação. Foi em 1974 que o saudoso prefeito Jaime Lerner criou a primeira linha do expresso com 19km de extensão, entre os bairros Santa Cândida e Capão Raso. Hoje nós temos 80 quilômetros de canaletas e a nossa cidade levou esse modelo de transporte para pelo menos 190 outras grandes cidades do mundo. Por isso eu também digo para vocês todos Viva Curitiba!”, disse Greca.
A menina Alice Bettes, de 8 anos, pegou autógrafo do criador das figurinhas Simon Taylor e tirou fotos com o prefeito Rafael Greca. Ela disse que estava empolgada com a nova diversão. “Vou colecionar as figurinhas e montar o álbum porque eu gosto de Curitiba”, disse a garota, que estava acompanhada da mãe, Flávia Bettes.
Cada álbum custa R$ 19,90 e o pacotinho com cinco figurinhas será vendido a R$ 5. As figurinhas trazem imagens de pontos turísticos como Jardim Botânico, Bondinho de Leitura, Parque Tanguá, Cine Passeio, Parque Barigui, dentre outros, além de marcos arquitetônicos e culturais de bairros, obras de Poty Lazzarotto espalhadas pela cidade, e símbolos da gastronomia e da natureza de Curitiba. Junto à cada espaço para colar a figurinha há um pequeno texto sobre o tema, elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Trata-se de uma viagem pela história e cultura de Curitiba em figurinhas. É um álbum para divertir crianças e adultos e também uma forma de preservar a memória da cidade para as futuras gerações”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O álbum conta com a emblemática Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais como a figurinha mais especial e rara, reforçando sua importância histórica para a cidade.
“Queremos incentivar nossa juventude a conhecer e a valorizar a cidade. Esse álbum será um manual de curitibanidade e um símbolo do amor à nossa terra,” completou Greca.
A primeira edição do álbum é de 10 mil exemplares e 4 milhões de figurinhas. A Urbs também reservou 500 álbuns destinados à cota social, que serão distribuídos gratuitamente pela Prefeitura em escolas municipais.
*Com informações da SMCS