
- Atualizado há 2 segundos
Uma nova rota de voos direto de Curitiba para Lisboa, em Portugal, foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e representantes da linha aérea Tap Air Portugal, nesta segunda-feira (3). O anúncio veio acompanhado pelo otimismo na expansão do turismo no estado, e nas expectativas em relação às possibilidades de conexão do Paraná com empresas estrangeiras graças à conexão aérea. “Uma rota internacional como essa, ajuda a atrair investimentos para cá”, afirmou o governador.
De acordo com a empresa portuguesa, o início das operações aéreas Paraná-Portugal deve iniciar em 2 de julho de 2026, com três voos por semana saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com início das vendas de passagens em 11 de novembro. Para o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, a linha deve ampliar a presença no Brasil e reforçar a proximidade dos paranaenses com Portugal. “Todos juntos na mesma direção, que é conectar o Paraná à Europa, e neste caso através da TAP, nos deixa muito orgulhosos”.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A330-200, que possuem capacidade para 269 passageiros. Eles seguirão o trajeto direto de Lisboa à Curitiba, com uma parada técnica no Rio de Janeiro no retorno à Capital Portuguesa. As partidas do Paraná serão às terças, quintas e sábados.
Durante o anúncio, o governador reforçou a expansão no setor turístico do estado, considerando que somente em 2025, o Paraná recebeu 826 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 22,9% em relação a 2024, consolidando o estado como o quarto que mais recebe visitantes internacionais. “A ideia é continuar reforçando o setor turístico do Estado para trair cada vez mais turistas e empresas como a TAP que estão confiando no Estado para fazer essa conexão” acrescentou Ratinho Jr.
O voo da TAP se soma a outras operações recentes que ampliaram as conexões aéreas do Paraná. Nas conexões aéreas internacionais, o Paraná conta agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.