
- Atualizado há 10 segundos
Uma das obras mais aguardadas da mobilidade urbana de Curitiba e da Região Metropolitana está perto de sair do papel. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou ao Portal Nosso Dia, nesta sexta-feira (12), que o anúncio oficial da construção do Viaduto do Orleans, na BR-277, deve ocorrer no início do próximo ano, colocando fim a uma longa expectativa da população que enfrenta congestionamentos diários no trecho, que liga os bairros Orleans e São Braz.
Segundo o secretário, o processo de contratação da empresa que tocará a obra está na reta final. “Neste momento eu estou fechando a empresa que vai fazer a obra. A gente deve anunciar isso nos primeiros dias do ano com o governador Ratinho e o prefeito Eduardo. É um compromisso do governador”, afirmou Sandro Alex.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O viaduto será construído em um ponto estratégico da BR-277, um dos principais corredores de ligação entre Curitiba, a Região Metropolitana e o interior do Paraná. O projeto exigiu articulação institucional, já que o trecho faz parte de uma rodovia concedida. De acordo com o secretário, houve aval tanto da concessionária quanto do órgão regulador federal. “A gente teve aprovação pela EPR, concordância pela ANTT, porque é um trecho que não nos pertence”, explicou.
A obra será executada de forma integrada entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. O Estado ficará responsável pela estrutura principal do viaduto, enquanto o município atuará nas intervenções complementares de acesso e circulação viária. “Será um viaduto com toda mobilidade necessária, parte do Governo do Paraná, parte da Prefeitura, para a mobilidade no acesso deste viaduto, mas será uma obra muito importante e fundamental”, destacou Sandro Alex.
O Viaduto do Orleans é considerado essencial para melhorar a fluidez do trânsito, reduzir conflitos entre veículos locais e o tráfego pesado da BR-277, além de aumentar a segurança viária em um dos pontos mais críticos da rodovia dentro do perímetro urbano de Curitiba.