- Atualizado há 10 horas
O Paraná deve dar um salto na conectividade aérea e turística com a homologação da extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), que passa a valer a partir de 2 de outubro. , o que amplia a capacidade de operação, garante mais segurança e possibilita a recepção de aeronaves de maior porte, inclusive em voos de longa distância.
A obra de ampliação, concluída em 2021 com investimento de R$ 53 milhões em convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, agora se consolida oficialmente nos planos de voo das companhias aéreas. “É uma notícia espetacular. Fizemos as obras antes da concessão, um objetivo do governador Ratinho Junior na época, e agora a homologação garante voos sem restrições aos Estados Unidos, por exemplo. Foz do Iguaçu já concorria com outros destinos sem voos internacionais. Agora mudamos de patamar”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além da pista, a concessionária Motiva, responsável pela administração do aeroporto, já investiu mais de R$ 396 milhões em melhorias no terminal. Entre as obras estão a ampliação de 5 mil m² no espaço de embarque e desembarque, a criação de uma nova área de check-in com mais de 30 balcões, uma sala de embarque internacional com pontes de conexão às aeronaves e três novos pátios com capacidade para até 13 aviões da categoria C, os mais comuns na aviação comercial.
Para o setor turístico, a homologação representa uma mudança significativa. “Será uma porta de entrada ainda maior para turistas brasileiros e estrangeiros. Novas companhias poderão operar em Foz e outras podem retomar atividades, inclusive com voos intercontinentais”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
O impacto já pode ser sentido no fluxo de visitantes. Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 5,5 milhões de viajantes passaram pelos aeroportos internacionais do Paraná, sendo 4 milhões pelo Afonso Pena, em Curitiba, e 1,4 milhão em Foz do Iguaçu. Apenas em agosto, o terminal da fronteira registrou 197 mil passageiros em 1.250 operações.
“Foz do Iguaçu é referência no turismo nacional e internacional e nós temos muito orgulho de estar crescendo cada vez mais na atração de turistas. Esses números mostram que estamos acertando na promoção do nosso turismo. O Oeste e todo o Paraná ganham com isso”, ressaltou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Com a nova pista homologada, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu se consolida como um dos principais portões de entrada do Brasil, fortalecendo a economia regional e abrindo espaço para que o destino paranaense dispute cada vez mais turistas em nível global.