Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Um levantamento do Portal g1PR aponta que, com ações individuais, mais de 140 moradores do Distrito Mariental, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, conseguiram isenção da tarifa do pedágio na Rodovia do Xisto (BR-476).

Conforme a reportagem, há ainda outras 175 ações parecidas protolocadas no município. Mariental fica a 13 km do Centro da Lapa e as mais de 500 famílias moradoras precisam pagar o pedágio de R$ 11,50 para ter acesso a serviços como banco, postos de saúde e outros.

O Portal Nosso Dia acompanha a luta dos moradores da localidade pela isenção tarifária, que inclusive foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na ocasião, o prefeito da Lapa, Diego Ribas, afirmou que não vai admitir que a cidade seja separada ao meio.

PUBLICIDADE

"A concessionária não está abrindo mão. Estamos separados na Lapa e eu não vou admitir isso enquanto for prefeito. Anteriormente, com a Concessionária Caminhos do Paraná, havia a isenção, mas a atual empresa não quer conversa, alegando que o contrato foi assinado", disse o prefeito.

O evento, uma iniciativa dos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT), atende uma solicitação antiga dos moradores daa Lapa (Foto: AEN)

O Portal Nosso Dia entrou em contato com a Via Araucária, concessionária que administra o trecho, que encaminhou o seguinte retorno:

A Via Araucária esclarece que cumprirá os termos da decisão do Juizado Especial Cível da Lapa e que irá interpor os recursos jurídicos apropriados. A concessionária relembra que a Justiça Federal no Paraná já havia negado pedido similar realizado pelo município da Lapa, mantendo o rol de veículos isentos conforme previsto no contrato de concessão.