PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis em Curitiba

A obra será entregue durante o III Festival da Palavra de Curitiba, que acontece de 10 a 14 de setembro, conforme anunciou o prefeito Eduardo Pimentel durante visita na semana passada à sede da instituição, no Belvedere, no bairro São Francisco
Busto de Machado de Assis por Carol Fantinati. Curitiba, 19/08/2025. Foto: Cido Marques/FCC
A obra será entregue durante o III Festival da Palavra de Curitiba, que acontece de 10 a 14 de setembro, conforme anunciou o prefeito Eduardo Pimentel durante visita na semana passada à sede da instituição, no Belvedere, no bairro São Francisco

Redação com SMCS

20/08/25
às
13:21

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

A Academia Paranaense de Letras vai ganhar um presente de Curitiba: um busto do escritor e maior símbolo da literatura brasileira, Machado de Assis. A obra será entregue durante o III Festival da Palavra de Curitiba, que acontece de 10 a 14 de setembro, conforme anunciou o prefeito Eduardo Pimentel durante visita na semana passada à sede da instituição, no Belvedere, no bairro São Francisco.

A escultura carrega um simbolismo especial não apenas para a instituição, mas também para a jovem artista responsável pela obra, Carol Fantinati, que desenvolveu a peça em bronze no ateliê do Memorial Paranista, em 2023, quando era residente no espaço.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Na época, ela não tinha ideia de onde iria parar o busto que produziu em homenagem a seu autor favorito. “Fiquei muito feliz em saber que ele será destinado à Academia Paranaense de Letras, ainda mais dentro de um evento ligado à literatura. É muito especial”, disse Carol.

A artista é admiradora de Machado de Assis, especialmente da fase realista do autor, marcada por obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Para o busto, ela escolheu uma representação clássica, retratando o escritor em uma fase intermediária da vida. “Nem muito jovem, nem muito velho”, explica.

A entrega da escultura marca também o início de um projeto pessoal da artista, o de imortalizar escritores por meio da arte escultórica. “Minha ideia é fazer esculturas de escritores. Ele foi o primeiro, e a próxima da minha lista é Clarice Lispector”, adianta.

O busto de Machado de Assis ficará instalado na sacada do Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras, com vista para a futura Rua da Literatura.

Dos livros para a escultura

Leitora apaixonada, a atual trajetória artística de Carol foi moldada pelo seu contato com universo dos livros. Ainda na infância, a leitura de obras de autores como Ziraldo e Maurício de Sousa despertou seu gosto pelo desenho, que mais tarde se transformaria em interesse pela escultura.

“Eu lia os livros deles e de outros autores também, e como tenho uma memória muito visual, desenhava sem parar o que via nos livros. Acredito que a literatura, especialmente a infantil, me influenciou muito artisticamente e o desenho foi o primeiro passo que me levou até a escultura”, relata Carol.

A primeira obra ela fez ainda na cidade natal, Campo Mourão, no interior da Paraná. Trata-se de uma homenagem à literatura infantil. Uma menina sentada com um livro nas mãos. Depois veio para Curitiba fazer residência artística no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista e decidiu pela carreira na área de artes visuais. Hoje ela é aluna da Faculdade de Belas Artes do Paraná.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias