- Atualizado há 3 semanas
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Música de Curitiba 2025, um dos mais prestigiados eventos de formação musical no Brasil. Com 89 cursos confirmados e a participação de mais de 100 professores, a programação reúne artistas das músicas erudita, antiga e popular, além de trazer novidades em música e tecnologia e inclusão. Candidatos têm até 13 de dezembro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo.
“Mais uma vez Curitiba está de portas abertas para receber músicos de todo o país, que aqui chegam para se aperfeiçoar com grandes mestres das áreas erudita e popular. Teremos uma programação ampla e diversificada, garantindo para os curitibanos e turistas um mês de janeiro repleto de atrações”, adianta a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ainda estão previstas outras oficinas que serão lançadas até janeiro, reforçando a abrangência e a diversidade do evento. “A Oficina de Música é um espaço de troca e aprendizado, conectando gerações e estilos musicais. Em 2025, reafirmamos nossa missão de oferecer uma programação que reflete as demandas contemporâneas e promove inclusão”, explica Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.
Entre os destaques da música erudita estão artistas de renome internacional, como o pianista Fabio Martino, o violoncelista Matias Oliveira Pinto, a clarinetista Camila Barrientos, o violonista Fábio Zanon e o violinista Carmelo de los Santos. Na música antiga, o evento contará com a participação de referências como Elizabeth Kenny (teorba e alaúde), Susanne Regel (oboé) e Hélène Brunet (canto barroco).
Na música popular brasileira, grandes mestres como Frederico Heliodo (contrabaixo), Gabriel Selvage (violão), Elisa Meyer (bandolim e prática de choro), João Paulo Amaral (viola caipira) e Paulo Braga (piano e prática de conjunto) trarão a riqueza da MPB para o evento.
Além disso, a programação inclui cursos inovadores em música e tecnologia com DJ Popson e Helena Sofia, e oficinas voltadas para música inclusiva, como o curso de neuroeducação musical com Viviane Louro e estratégias de ensino para autismo com Liana Monteiro.
Os curitibinhas também têm espaço garantido na Oficina de Música. Atividades de musicalização infantil serão levadas para as 10 regionais de Curitiba com o projeto A Festa das Brincanções, liderado por Nélio Spréa e Luana Godinho. Já o curso de regência e prática de coro infantojuvenil, com a regente carioca Maria José Chevitarese, também faz parte da programação.
As inscrições estão abertas no site oficial da Oficina de Música de Curitiba. Alunos interessados em cursos com processo seletivo têm até o dia 13 de dezembro para garantir a vaga. Os valores para os cursos de instrumentos variam até R$ 150, com descontos progressivos para quem se inscrever em mais de um curso.
As aulas serão realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para mais informações e inscrições, acesse: aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.
42ª Oficina de Música de Curitiba
de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Candidatos têm até 13 de dezembro para se inscreverem nos cursos com processo seletivo
Mais informações: oficinademusica.curitiba.pr.gov.br ou no portal do aluno aluno-oficinademusica.curitiba.pr.gov.br