Uma pesquisa divulgada nessa semana pelo Instituto Opinião revela que 53,5% dos entrevistados não votariam em um candidato a prefeito de Curitiba que tivesse apoio do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apenas 22,3% do público ouvido disse aumentar a chance de votar em candidato apoiado pelo presidente. Ainda, 22,1% responderam que esse apoio não muda o voto e 2,2% não opinaram ou não sabem.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Luciano Ducci, deputado federal (PSB), pré-candidato a prefeito de Curitiba (Foto: divulgação)

Pelo que tudo indica, atualmente, o pré-candidato que segue atuando pela disputa à Prefeitura de Curitiba e que possui o apoio de Lula é Luciano Ducci, deputado federal e presidente do PSB, mesmo partido de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República.

O ex-prefeito de Curitiba e vice de Beto Richa está cada vez mais próximo do Partido dos Trabalhadores (PT), que decidiu não lançar candidatura própria e apoiar Ducci. Segundo as especulações de bastidores, Ducci tem até mês que vem para decidir se enfrenta as eleições com um vice do PT.

Transferência de voto

Na transferência de voto, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr, aparecem com ampla vantagem.

Para 43,6% dos entrevistados, aumenta a chance de votar em um candidato apoiado pelo atual prefeito de Curitiba. Já 44,6% dos entrevistados disseram que aumenta a chance de votar em um candidato apoiado pelo governador do Paraná.

Pimentel na liderança

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera na pesquisa espontânea com 5,7% da lembrança dos entrevistados. Para especialistas políticos, essa vertente da pesquisa é uma das mais relevantes, já que ela mostra o nome do político partindo do eleitor.

Em porcentagens, o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), aparece com 10,2% das intenções de voto na pesquisa espontânea - no entanto, por estar em seu segundo mandato, não disputa a reeleição.

Atrás, Goura (PDT) e Luciano Ducci (PSB) ambos empatados com 1,3% na pesquisa espontânea, seguidos de Dallagnol e Beto Richa que também seguem empatados com 1,1%. O último nome na espontânea é a de Ney Leprevost com 0,8%. Outros somam 5,3%, nulo/brano tem 2,8% e indecisos aparecem com 70,5%.

Estimulada

Na estimulada, cenário 1, há cinco candidatos empatados tecnicamente. Luciano Ducci aparece com 14,1%, com apenas 1% a mais que o vice-prefeito de Greca, Eduardo Pimentel, que tem 13,1%. Na sequência, aparece Ney Leprevost com 12,5%, Beto Richa com 11,7% e Deltan Dallagnol com 10,8%.

A pesquisa estimulada ainda traz Goura (4,6%); Maria Victoria (4,1%); Paulo Martins (3,7%), Carol Dartora (3,1%), Luizão Goulart (2%), Cristina Graeml (1,8%), e finaliza com Andrea Caldas (0,5%).

Registro

A pesquisa tem uma amostra de 1,2 mil moradores, com período de coleta de 17 a 19 de abril. A margem de erro é de 3% com 95% de confiabilidade para o resultado geral. A pesquisa está registrada junto à justiça eleitoral sob o número 01622/2024 do TRE-PR.