- Atualizado há 3 horas
Após uma semana de temperaturas mais amenas chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, o fim de semana será marcado por calor intenso e temporais isolados, com possibilidade de granizo em algumas cidades. O forte aquecimento na tarde de domingo, com temperaturas podendo chegar aos 40°C, antecede a aproximação de uma frente fria prevista para a manhã de segunda-feira (6), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Outubro, até então, tem registrado temperaturas amenas no Paraná. Desde o dia 1º não houve temperaturas mínimas abaixo de 12°C no Estado e nem temperaturas máximas acima de 31°C. Nesta sexta-feira (03), as regiões Oeste e Sudoeste estão com chuva persistente desde o início da madrugada. Cidades como Cruzeiro do Iguaçu e Planalto (estação do INMET) registraram acumulados de chuva acima dos 10 mm antes das 8h.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Também chove nos Campos Gerais, na faixa Leste, e de forma mais isolada no Norte e Noroeste. Ao longo do dia, aberturas de sol durante a tarde no interior favorecem a elevação das temperaturas. No Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, os termômetros podem ultrapassar a marca dos 30°C. Já na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais, a chuva fica persistente nesta sexta-feira e pode se intensificar no período da tarde e da noite, com possibilidade de trovoadas isoladas.
FIM DE SEMANA – No sábado, a chuva deve ocorrer principalmente na madrugada, e de forma isolada durante a tarde e a noite – período de maior aquecimento. “Nesse período há condições para ocorrência de temporais no Centro-Sul, Sudeste e também na Região Metropolitana de Curitiba, com possibilidade para rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo”, ressalta Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Já no domingo, o sol predomina e as temperaturas sobem bastante em todas as regiões paranaenses. O aquecimento maior será no Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, onde as máximas podem chegar a 38°C e até mesmo 40°C em algumas cidades. Nas outras regiões as temperaturas também devem ficar acima de 30°C durante a tarde – até mesmo na Capital, que pode chegar a 32°C.
O forte aquecimento antecede a aproximação de uma frente fria. Na segunda-feira pela manhã, o aumento de nuvens e chuvas começa no Noroeste, Oeste, Sudoeste e no Centro-Sul paranaense. “Essas instabilidades avançam ao longo do dia, atuando principalmente nas regiões da metade sul paranaense, e de forma mais isolada na metade norte, com possibilidade para temporais, justamente porque nas áreas da metade norte as temperaturas ainda se mantêm elevadas”, explica Furlan.
O cenário de aquecimento e temporais isolados é característico de primavera e deve permanecer ao longo do mês.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
*Com informações da AEN