
- Atualizado há 1 hora
O secretário estadual de Cidades, Guto Silva, afirmou nesta terça-feira (11) que cerca de 40% das casas atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu precisarão ser totalmente reconstruídas. As demais 60% passarão por reformas estruturais, todas contando com apoio do Governo do Paraná.
Segundo o secretário, o município entra agora em uma nova etapa do processo de recuperação, com foco na reconstrução das moradias destruídas. “Evoluímos muito na limpeza da cidade, o que dificultava o trabalho das equipes. A telefonia já foi restabelecida. Agora o momento é de reconstrução”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Guto Silva anunciou a criação de um escritório de reconstrução acelerada para coordenar as ações. A primeira etapa, segundo ele, será o envio de materiais de construção, como telhas e tijolos, que serão distribuídos conforme a necessidade de cada família. “Chegam hoje carpinteiros, eletricistas. A gente pede para não parar as doações e agradecer a solidariedade de todos”, afirmou.
O secretário também explicou que a segunda fase prevê o pagamento de auxílios de até R$ 50 mil às famílias atingidas, medida que depende da conclusão dos laudos técnicos elaborados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). “Foi importante essa força-tarefa para estruturar a cidade. Esses laudos serão o CPF da reconstrução dessas unidades. Acreditamos que até amanhã podemos terminar essa etapa”, disse.
O governo do Estado segue coordenando as ações de apoio e reconstrução no município, um dos mais devastados pelos tornados que atingiram o Paraná na última semana.