
- Atualizado há 41 segundos
Desde o fim de agosto, a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, no Norte do Paraná, já capturou 3.339 escorpiões durante ações noturnas de vigilância e prevenção realizadas em parceria com os municípios da região. A força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) visa reduzir os riscos de acidentes e orientar a população sobre medidas de segurança.
Os escorpiões têm hábitos noturnos e brilham sob luz ultravioleta (UV), o que facilita sua localização e captura. Equipes utilizam lanternas especiais durante as vistorias em quintais, terrenos baldios e áreas rurais. Após a captura, os animais são enviados à Regional de Saúde e, em seguida, ao Laboratório de Taxonomia do Paraná (Labtax), para identificação e contagem.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Estamos reforçando as ações de controle e prevenção aos escorpiões, com vistorias noturnas e orientações diretas aos moradores sobre limpeza, vedação e eliminação de criadouros. A colaboração da população é fundamental para manter os ambientes seguros e prevenir acidentes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Este ano, o Paraná já registrou mais de cinco mil acidentes com escorpiões e três mortes na região, sendo duas em Cambará e uma em Jacarezinho. Embora a maioria dos casos seja de baixa gravidade, a orientação é procurar atendimento médico imediato em caso de picada.
Além das capturas, a Sesa iniciou a distribuição de 330 mil folders educativos nos municípios da 19ª Regional, com informações sobre prevenção, identificação do animal e procedimentos em caso de acidentes.
O morador Danilo Viana, que foi picado há cerca de um ano, reforça a importância da conscientização: “Não desejo a ninguém uma picada de escorpião. Hoje ajudo nas vistorias e na comunicação com os moradores para prevenir acidentes”.