PUBLICIDADE
Curitiba /
POLÍTICA

300 mil atropelamentos por ano no Paraná: Projeto de Lei quer reduzir acidentes com animais domésticos

Iniciativa busca conscientizar motoristas e integrar segurança viária ao respeito à vida animal
Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) indicam que cerca de 300 mil animais são atropelados anualmente no Paraná. (Foto: Arquivo/CMC)
Iniciativa busca conscientizar motoristas e integrar segurança viária ao respeito à vida animal

Angelo Binder

15/02/25
às
9:56

- Atualizado há 1 semana

Compartilhe:

Com cerca de 300 mil atropelamentos de animais por ano no Paraná, segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), a segurança no trânsito não se limita apenas a pedestres e motoristas. Para reduzir esses números alarmantes, a vereadora Andressa Bianchessi (União) propôs a campanha “Eu Freio para Animais”, que pretende conscientizar a população sobre os riscos de acidentes envolvendo animais domésticos e silvestres nas vias urbanas e rodovias.

O projeto de lei será analisado pelas comissões da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e propõe que a campanha seja permanente, com ações intensificadas durante o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre segurança viária. O foco é promover educação ambiental, envolver escolas e empresas e incentivar medidas para a proteção da vida animal no trânsito.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Conscientização sem custos adicionais

Para viabilizar a campanha sem gerar impacto financeiro, a proposta prevê o uso de materiais reciclados, o envolvimento de voluntários e parcerias com instituições privadas e organizações da sociedade civil. Além disso, a Prefeitura de Curitiba será responsável pela produção de materiais educativos e campanhas publicitárias para disseminar a importância da iniciativa.

A autora do projeto destaca que o Maio Amarelo será uma oportunidade de ampliar a visibilidade da causa, unindo a segurança viária ao respeito aos animais. “Ao integrar essa pauta a um movimento já consolidado, conseguimos alcançar um público maior e fortalecer a importância da convivência harmoniosa entre humanos e animais no espaço urbano”, ressalta Bianchessi.

Atualmente, o projeto de lei segue em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias