
- Atualizado há 6 horas
A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, convida o público a participar do 22º Festival do Caranguejo, que ocorrerá de 5 a 28 de dezembro de 2025.
Durante o período, será possível degustar a tradicional dúzia de caranguejos e diversas receitas criativas preparadas com a carne do crustáceo.
O festival reunirá 25 estabelecimentos e marca o início da temporada de verão 2025/2026.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A abertura oficial será em 6 de dezembro, na Praça de Shangri-lá, conhecida como Praça do Caranguejo, símbolo do evento.
Para a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Goldschmidt Costa, o festival representa a cultura local e contribui para o turismo e a economia do município. Ela afirma que o evento foi planejado em conjunto com diferentes setores para receber moradores e visitantes com tradições e sabores característicos da região.
Entre os participantes de edições anteriores está o Restaurante da Danuzia, localizado na Ilha do Maciel. A proprietária, Danuzia do Pilar Ramos Cordeiro, comenta o impacto positivo no movimento do estabelecimento.
“Pra nós aqui do restaurante foi ótimo participar do festival. Tivemos mais movimento, principalmente depois da divulgação na ilha, e o público procurou bastante o caranguejo tradicional, que é o nosso prato principal. A expectativa é que este ano o evento seja ainda melhor”, afirmou.
O empresário Pedro Conejo, proprietário do Restaurante Pontal Grill, também relata bons resultados.
“Para nós, empresários, o Festival é ótimo. Eu, por exemplo, não vejo a hora de chegar dezembro para começar a vender caranguejo. Esta semana tive um cliente de Maringá que queria provar o prato e já deixei agendada a visita dele para dezembro. É a época em que mais vendo”, contou.
O Festival do Caranguejo é uma realização da Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Conselho Municipal de Turismo.
Considerado um dos eventos mais tradicionais do litoral paranaense, segue como referência da identidade caiçara e importante vetor para o turismo e a economia local.
*Com informações da PMPPR