- Atualizado há 3 horas
O desfile na Avenida Cândido de Abreu, contou com a participação de 6,5 mil pessoas, incluindo entidades civis como a Liga de Defesa Nacional, escoteiros, grupos de fanfarra e estudantes de colégios cívico-militares do Paraná. Já o desfile militar teve a participação da Legião Paranaense do Expedicionário, as Forças de Paz, Exército, Marinha e Aeronáutica e membros das forças estaduais de segurança pública, incluindo as polícias Militar, Civil, Penal e Científica e o Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal.
Milhares de pessoas acompanharam neste domingo (7), em Curitiba, o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O vice-governador Darci Piana participou da cerimônia, ao lado do comandante da 5ª Divisão do Exército, general Ricardo José Nigri — que abriu o desfile a bordo do Blindado Guarani, após a revista das tropas — e autoridades civis e militares.
“Este belo desfile relembra a todos nós, brasileiros, a celebração da união e dos esforços de cada um para garantir a liberdade. É um momento cívico em que reafirmamos nosso patriotismo”, afirmou o vice-governador.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a importância da data para celebrar o civismo e relembrar o Grito de Independência. “Comemoramos os 203 anos da Independência do Brasil. A participação das Forças Armadas e de todas as forças de segurança pública do Estado, além das escolas, traz o resgate do sentimento de patriotismo e civismo”, disse. “Isso é muito importante para que, em especial os mais jovens, saibam como chegamos até aqui”.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“É um dia muito especial, com este desfile cívico-militar em que celebramos os valores muito caros e importantes para a nossa sociedade. Celebramos o aniversário da nossa Independência, e essa união da sociedade em torno desses valores é o que traz o brilhantismo a essa data tão importante”, salientou o general Negri. “Temos nossas escolas, que são o futuro do nosso País, junto com os militares celebrando este momento”.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que a cerimônia é a possibilidade de buscar união no Pais. “É a celebração da união no País em um momento onde se vê tanta divisão. É a possibilidade de resgatar os valores da Pátria, que estão acima das linhas ideológicas. Junto com a sociedade e os estudantes, temos a possibilidade de unir o País, com um espírito cívico e de nação muito fortalecido”.
DESFILE – O desfile na Avenida Cândido de Abreu, contou com a participação de 6,5 mil pessoas, incluindo entidades civis como a Liga de Defesa Nacional, escoteiros, grupos de fanfarra e estudantes de colégios cívico-militares do Paraná. Já o desfile militar teve a participação da Legião Paranaense do Expedicionário, as Forças de Paz, Exército, Marinha e Aeronáutica e membros das forças estaduais de segurança pública, incluindo as polícias Militar, Civil, Penal e Científica e o Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal.
Após o desfile a pé, o motorizado contou com caminhões, blindados e tanques do Exército, além de viaturas históricas motocicletas e viaturas da PM, caminhões e veículos históricos do Corpo de Bombeiros, incluindo a viatura Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929, além de veículos das polícias Civil, Penal e Científica e das Guardas Municipais de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e de Mandirituba.
O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio também desfilou pela Cândido de Abreu com sua cavalaria, assim como a seção de equitação do Colégio Militar de Curitiba. Um espetáculo aéreo finalizou o desfile, com parte da frota aérea da Segurança Pública, incluindo aeronaves do Projeto Falcão utilizadas no policiamento aéreo. O desfile foi encerrado com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, aceso em Brasília e que marcou o início das celebrações da Semana da Pátria, em 1ª de setembro.
O analista judiciário Clémerson Keiber acompanhou o desfile do filhos e destacou a importância de celebrar este momento. “Cantamos nosso Hino Nacional com muito orgulho e patriotismo, e esta data representa tudo isso. Meus dois filhos estão desfilando, com muito orgulho. Acordei bem cedinho para prepará-los e acompanhá-los até aqui”, disse.
O policial militar Marcos Vanderlei Tkadz também prestigiou o desfile do filho, que faz parte da Banda do Colégio da Polícia Militar. “O 7 de Setembro é um dia especial e um espetáculo para a população. É importante ter o patriotismo em nossas vidas, para nunca esquecer que somos brasileiros e precisamos manter sempre nossa dignidade”, afirmou.
MONITORAMENTO – A sala de operações e monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) ficou à disposição dos órgãos de segurança pública durante o Desfile do 7 de Setembro. Ela foi estruturada com cerca de 800 câmeras espalhadas por todo o Estado para dar suporte técnico de observação e controle, ajudando nas decisões operacionais em eventos de grande movimentação, como o Desfile.
Participam desse trabalho integrantes das Forças de Segurança do Estado do Paraná: Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR) e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CMBPR), além de representantes de guardas municipais e da Defesa Civil.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; os comandantes da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; e do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Hiller; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockenbach; a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochoki; o senador Sergio Moro, a deputada federal Rosângela Moro, o deputado estadual Fábio Oliveira e representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.