
- Atualizado há 3 segundos
Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizada na manhã desta terça-feira (10) desarticulou uma organização criminosa responsável pelo envio de drogas do Estado para a Europa. A ação resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína e no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva. em cidades como Curitiba e Paranaguá, no Litoral do Paraná.
De acordo com o delegado Thiago Andrade, que coordena as investigações, o grupo mantinha uma empresa de fachada que servia para o transporte da droga do Paraná para o continente europeu, com destino principal à Albânia. “Pegamos celulares dentro do presídio e identificamos uma célula criminosa que montou uma empresa responsável pelo transporte internacional. Nesta casa encontramos 1,3 tonelada de maconha, além de toda a estrutura para o envio da droga por intermédio de navios. Não era uma organização que começou agora”, afirmou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ainda segundo o delegado, parte dos suspeitos estava no regime semiaberto e continuava atuando no tráfico mesmo presos. “Agora, nosso objetivo é localizar outros integrantes dessa rede criminosa”, disse. O valor estimado da droga apreendida ultrapassa R$ 50 milhões.
Ao todo, a operação cumpre 35 mandados judiciais ,17 de busca e apreensão, nove de prisão preventiva e nove de quebra de sigilo de dados telefônicos, em Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Irati.

As investigações, iniciadas em maio de 2024, tiveram origem em Piraquara e revelaram um sofisticado esquema de tráfico e comercialização de armamentos. As informações extraídas de celulares apreendidos mostraram que o grupo negociava grandes volumes de drogas por meio de aplicativos de mensagens, mantendo vínculos com uma facção criminosa de atuação nacional.
A organização possuía galpões para armazenamento, veículos próprios para distribuição e uma cadeia de informantes e compradores. A operação tem apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e conta com o uso de cães de faro para reforçar as buscas.